Ajuda
Clique nos ícones para acessar tutoriais de uso da plataforma:
Primeiros Passos
1º Criar as Categorias
Painel
Configurações
Configurar Melhor Envio
Variações
Cadastrar Produtos
Pagamentos
Balanço de Estoque
Links
Formas Entregas
Configurar Embalagens p/ Envio
Pedidos
Clientes
Gerenciar Vendedores
Administradores
Google Analytics
Múltiplos Catálogos
Integração
Planos e Migração
Indique e ganhe
Regras Desconto Produto
Regras Desconto Pedido
Compra Mínima e máxima
Catálogo Restrito
Preços Promocionais
Configurar PagSeguro
Configurar Mercado Pago
Configurar PicPay
Configurar Cielo
Configurar Pagar-me
Venda Balcão (PDV)
Aparência
Promotor de Vendas
Como funciona?
Catálogo em pdf
Domínio Próprio
Localização de produtos
Margem de lucro
Custo / Lucro Estoque
Combinar variações
Cancelamento e Clonagem Pedidos
Apurados de produtos vendidos.
Estoque Reservado p/ Pedidos
Aviso de status PAGO mais de 1 dia
Pedidos próximos de serem cancelados automaticamente
Exportar clientes
Configuração Correios
Cadastrar Banners
Configurar Sacolinha Instagram
Perguntas Frequentes (FAQ)
Primeiros passos antes de iniciar o cadastro de produtos
- Acesse o menu Configurações defina quantidade de mínimo;
- Acesse o menu Categorias, crie as suas categorias e exclua a que for desnecessário que o sistema deixa como padrão.
- Acesse o menu Variações e configure como por exemplo: P M G;
- Acesse o menu Formas de Pagamento on-line e as manuais e configure;
- Acesse o menu Formas de Entregas online e as manuais e configure;
Pronto!
Sua loja estará pronta para você começar a cadastrar seus produtos.
Ah! não esqueça de divulgar seu link: Acesse o menu Link, copie o link do Catálogo todos os produtos do seu FácilZap e cole na Bio do seu Instagram para divulgar seus produtos. Faça o mesmo no seu WhatsApp colando em saudação.
Caso tenha alguma dúvida, abra um chamado técnico, clicando no menu Suporte e depois no sub-menu ticket.
Até logo!
- Acesse o menu produtos;
- Clique em Adicionar produtos;
Pronto!
Após cadastrar os seus produtos, você poderá divulgar o link do seu catálogo.
Ah! não esqueça de divulgar seu link: Cole na Bio do seu Instagram para divulgar seus produtos. Faça o mesmo no seu WhatsApp colando em saudação.
Caso tenha alguma dúvida, abra um chamado técnico, clicando no menu Suporte e depois no sub-menu ticket.
Até logo!
Informações gerais
- Campo nome da loja: Servirá para ser apresentado o nome da sua empresa no catálogo de produtos;
- URL da Loja: O nome que digitar será usado como link do catálogo de produtos e para divulgar nas redes sociais e whatsapp;
- Termos: Será usado para cliente ao clicar em "Enviar pedido" aceitar os seus termos;
- Exemplo: O pedido mínimo são 10 peças. Seu pedido será separado e enviado após confirmação do pagamento. Enviaremos o seu pedido em até 24h após confirmação do pagamento;
- Mostrar Termos ao Enviar Pedido: Para que a mensagem acima seja mostrado ao seu cliente, é necessário deixar marcado;
- Ordem de Exibição dos Produtos: Opção para que seus produtos sejam exibidos para seu cliente;
- WhatsApp padrão: É possível usar o link para um nº WhatsApp padrão e também número WhatsApp de vendedores, caso não tenha vendedores, basta usar o número WhatsApp padrão.
- Quantidade Mínima do Pedido: Opção para seu cliente ao fazer o pedido, insira quantidade mínima de peças por pedido.
- Valor Mínimo do Pedido: Esta opção é para determinar valor mínimo em R$ para fechar o pedido.
- Solicitar Dados dos Clientes: Esta opção o sistema pedirá dados como: CNPJ, Nome, WhatsApp, Cep, Forma de Entrega, Forma de pagamento e Informações Adicionais ao enviar o pedido.
Imagens
- Logomarca: Será apresentado no topo da loja;
Seo Google
- Título página: Informe o nome de sua loja;
- Descrição da página: Faça um breve texto para sua empresa;
- Palavras-Chave da Página: Informe algumas palavras chaves de seus produtos e empresa
Caso tenha alguma dúvida, abra um chamado técnico, clicando no menu Suporte e depois no sub-menu ticket.
Até logo!
Para que serve o menu Links?
Ao acessar o menu Links visualizará o primeiro catálogo chamado todos os produtos, clicando no botão "copiar", você poderá colar enviando para seu cliente via WhatsApp.
O que acontece quando meu cliente clicar no link?
Seu cliente visualizará todos os produtos que cadastrou.
Sobre os Links das categorias?
Quando copiar o link da sua categoria, e enviar para seu cliente, ele visualizará os produtos segmentados.
Ah! não esqueça de divulgar seu link: Acesse o menu Link, copie o link do Catálogo todos os produtos e cole na Bio do seu Instagram para divulgar seus produtos. Faça o mesmo no seu WhatsApp colando em saudação.
Quais recursos possuirei quando meu cliente realizar um pedido?
- Data do pedido
- ID do pedido
- Informação do vendedor
- Nome do cliente
- CPF ou CNPJ
- Número WhatsApp
- CEP com nome da cidade e estado
- Forma de Pagamento
- Forma de Entrega escolhido pelo cliente
- Informação de quantidade de cada produto
- Valor total do pedido em reais.
- Observações do cliente
- Opção de impressão
- Poderá cancelar o pedido
- Filtrar pedidos por data inícial e data final
- Filtrar por vendedor
- Desconto no pedido
- Acesse o menu Categoria
- Clique em Adicionar Categoria
Em Informações Gerais
- Preencha o campo com o nome de sua Categoria
Com isto, será gerado menu de navegação por categorias no seu catálogo de produtos.
Serve por exemplo para que seu cliente escolher seu produto por tamanhos P M G GG e outros. E se você precisar colocar valores diferentes por variação.
Em Grupos de Variações
- Clique em Adicionar Grupo
- Dê o nome ao Grupo de Variação. Exemplo: Tamanhos P M G
- Depois que criar o grupo de variação, Clique no botão Adicionar ou Excluir Variações
- Clique em Adicionar variação e crie todas as opções de variações necessárias
Com isto, quando for cadastrar um produto, estará disponível para selecionar as variações e configurar preços diferentes se for necessário.
- Formas de pagamentos on-line:
A plataforma tem integração com PagSeguro, MercadoPago, Cielo, PicPay e Pagar-me. Após configurado será gerado para seu cliente o link de pagamento, com funcionalidade de mudança do status de pedido para "pago" automaticamente, isto é, quando a operadora confirmar o mesmo.
- Formas de pagamentos Manuais:
As formas de pagamentos manuais servirão para configurar meios de pagamentos como PIX, Depósito, Pagamento na entrega.
- Acesse o Adicionar Formas de Pagamentos
- Nome campo Nome informe a forma de pagamento. Por Exemplo: Depósito Bancário
- Status deixe ativo
- Poderá oferecer desconto ou acréscimo.
- Informações Adicionais: Caso queira informar suas contas bancárias, quando seu cliente selecionar esta opção será mostrado pra ele.
Para configurar:
- Acesse menu Suporte, sub-menu como funciona e localize o vídeo aula do gateway de pagamento que deseja configurar.
- Formas de Entregas que calcula o frete on-line:
A plataforma tem integração com Correios, Jadlog, Melhor Envio, Frenet, Envia Mais. Após configurado, será disponibilizado para seu cliente o valor do frete baseado no cep informado.
- Formas de Entregas Manuais:
As formas de entregas manuais servirão para configurar meios entregas como Excursão, Transportadora de preferência do cliente, motoboy, Retirar na loja e o que desejar criar.
- Acesse o Adicionar Formas de Entregas
- Nome campo Nome informe a forma de entrega. Por Exemplo: Excursão / ônibus
- Status deixe ativo
- Poderá definir valor fixo
- Poderá habilitar Campo Extra perguntar qual nome da excursão ou nome da transportadora
- Informações Adicionais: Caso queira inserir um conteúdo explicando algo, quando seu cliente selecionar esta informação será mostrado pra ele.
Para configurar:
- Acesse menu Suporte, sub-menu como funciona e localize o vídeo aula do gateway de entrega que deseja configurar.
Sim, é possível cadastrar seus vendedores e cada vendedor terá seu link de venda, podendo obter relatório de vendas por período de cada vendedor, oferecer um painel de controle para cada vendedor gerenciar suas vendas.
- Acesse o Adicionar Vendedor
- No campo Nome informe informe o nome do seu Vendedor.
- WhatsApp: Informe o número do Whatsapp de seu vendedor
- Gere uma senha para ele ter acesso ao painel.
- Carregue a foto do seu vendedor.
Obs: Você poderá fornecer um painel de controle, para que seu vendedor acompanhe as vendas realizadas.
- Não expira, você poderá cadastrar 50 produtos e receber 10 pedidos. Após recebido os 100 pedidos o sistema pedirá para fazer a migração para os planos pagos disponíveis.
- Sim, com a ferramenta múltiplo catálogo habilitado você terá 2 links.
- Link de atacado
- Link de varejo
Existe 2 formas de descontos (Desconto item pedido e desconto produto)
- Regras de desconto no pedido: É baseado na quantidade de itens no pedido (Itens que estão no carrinho de compras)
- Regras de desconto no produto: Se o cliente colocar x quantidade de um determinado produto oferecer desconto y%.
Sim, é possível você habilitar.
Sim, caso você tenha necessidade de colocar valores diferentes por variação.
Exemplo:
- Tamanho P: R$ 15,00
- Tamanho M: R$ 15,00
- Tamanho G: R$ 15,00
- Tamanho GG: R$ 17,00
- Tamanho XGG: R$ 19,00
Sim, para isto basta cadastrar o produto informando o preço de custo. No menu balanço de estoque você verá o relatório.
- Sim. O sistema dará relatório quantidade de vendas, total de vendas, custo da venda, lucro aproximado.
Sim, fornecemos relatório de produtos mais e menos vendidos. Recurso importante para sua produtividade.
- Sim. Você poderá filtrar por clientes que fez mais pedidos e por valor R$ em compras.
Sim, no menu estatística você saberá qual vendedor teve melhor desempenho.
- Faturamento.
- Quantidade de pedidos
- Quantidade de clique que o link do vendedor recebeu.
Sim, no menu exportações existe recurso para gerar todos os produtos cadastrados ativos em um arquivo pdf.
Sim, você poderá cadastrar mais de um administrador.
É indicado ter mais de um administrador, a plataforma não permite compartilhamento de usuário e senha pois vai ficará desconectando.
- A plataforma possui um recurso chamado NOTIFICAÇÃO PUSH (Fica no menu pedidos). Você poderá habilitar no seu smartphone e computadores. Toda vez que chegar um novo pedido, você receberá um aviso.
- Você também poderá acompanhar os pedidos através do menu Pedidos, submenu Realizados.
- Sim, é possível gerar e imprimir este documento para que a transportadora ou excursão assine o protocolo de envio.
Sim! A plataforma é otimizada para gerenciar pelo smartphone.
+ 95% dos lojistas utilizam a plataforma FácilZap através dos smartphone.
- Escolha o plano ouro, que poderá cadastrar produtos ilimitado.
Não. Por enquanto a plataforma oferece somente moeda Brasileira R$ reais.
- Sim, acesse o menu Relatório, depois clique em Margem de lucro.
- Sim. Você poderá mudar os status do pedido de Aguardando pagamento para Pago, Despachado e Entregue.
Seu cliente receberá esta informação no link do pedido que poderá acompanhar o andamento.
Sim, você consegue ativar o cancelamento automático de pedidos abandonados (Cliente fez o pedido, mas não pagou) e também repetir o pedido que chamamos de clonagem.
Sim, você pode cancelar a sua conta através do painel administrador da sua loja, sem qualquer custo. Sua loja também será automaticamente cancelada, uma vez vencido o período.
As faturas ficarão disponíveis no seu painel de controle com as opções de pagamentos:
- PIX
- BOLETO
- COBRANÇA AUTOMÁTICA
- CARTÃO DE CRÉDITO
Não. Você pode começar com seu CPF, mas abrir uma empresa legal com CNPJ é o primeiro passo para se profissionalizar. Recomendamos que leia o Código de Defesa do Consumidor (Lei nº 8.078/1990), como também o Decreto 7.962/2013, que rege diretamente sobre as políticas para o e-commerce.
Não há custo de configuração em nenhum de nossos planos. Ah não ser que deseja que façamos determinados serviços para configurar meios de pagamentos e entrega. Assim cobraremos uma taxa de gerenciamento de demanda.
A configuração do parcelamento é feito no painel da operadora que usa.
Por exemplo: Se você usa PagSeguro e deseja parcelar em 3 vezes sem juros, esta configuração será feita no PagSeguro e não no painel FácilZap.
Ativando o Bling
No menu Integrações, clique na opção Bling. Em seguida clique no botão Iniciar Configuração do Bling.
Siga o tutorial contido na página para obter o API Key do Bling. Após isso, ative a integração, insira a sua API Key gerada e clique em Salvar.
Na página de Status você vai encontrar o Check-list da integração. Clique em Configurar Integração para continuar. Nesta página você poderá definir quais dados você deseja importar e exportar automaticamente entre o FácilZap e o Bling.
Por padrão, você pode deixar tudo ativado, mas fique a vontade para personalizar conforme seu uso. Mais em baixo nesta página você terá um tutorial de como configurar os Callbacks do Bling. Finalizando, clique no botão Salvar para prosseguir no check-list.
Utilizando a Integração do Bling
As próximas etapas do check-list será sincronizar os dados de categorias, produtos, clientes, formas de pagamento e entrega entre o FácilZap e o Bling.
Para isso teremos de seguir 3 hipóteses:
1. Caso você tenha todos os seus dados no FácilZap e sua conta do Bling é nova: você deverá selecionar a opção exportar, conforme mostra abaixo:
Na página de exportação você terá uma lista dos itens contidos no FácilZap e opções de exportar, vincular ou ignorar.
Caso opte por vincular um item do FácilZap com um do Bling, você poderá escolher para prevalecer os dados presentes no FácilZap, no Bling ou então não alterar os dados.
2. Caso sua conta no FácilZap seja nova e todos os seus dados estejam no Bling: você deverá selecionar a opção importar, conforme mostra abaixo:
Na página de importação você terá uma lista dos itens contidos no Bling e opções de importar, vincular ou ignorar.
A opção de vincular possui as mesmas opções da página de exportação.
3. Caso você possua dados tanto no FácilZap quanto no Bling: você precisará exportar os dados e em seguida importar.
Concluída a sincronização dos dados, você terminou de configurar corretamente a integração do FácilZap com o Bling!
Dentro do FácilZap, o Bling estará presente em algumas outras páginas do sistema. Quando você for criar ou editar algum item (uma categoria, por exemplo), terá um seletor para exportar os dados automaticamente para o Bling, como mostra abaixo:
Nas páginas que listam os itens (na página dos produtos, por exemplo), terá um botão Vínculo Bling, onde você poderá gerenciar a sincronização desse item com o Bling, como mostra abaixo:
Na página dos Pedidos, terá um botão Enviar ao Bling, onde você poderá enviar ou reenviar um pedido ao Bling, como mostra abaixo:
Vale lembrar que caso esteja ativado a exportação automática de pedidos nas Configurações da Integração, o FácilZap já vai enviar automaticamente os pedidos ao Bling.
Em caso de dúvidas, você poderá abrir um chamado de suporte na página Tickets.